sábado, 16 de outubro de 2021

EFEITOS DA MURMURAÇÃO E DA RECLAMAÇÃO NA VIDA DE UMA PESSOA

 


 

Sabemos que na vida de muitas pessoas, a MURMURAÇÃO e a RECLAMAÇÃO, fazem parte da vida cotidiana e são coisas normais, todavia, devemos nos atentar para seus significados e efeitos na vida de uma pessoa.

Murmurar significa: expressar descontentamento; queixar, lamentar, lamuriar e reclamar: opor-se por meio de palavras; fazer reclamação.

Dito isto, verifica-se que o cérebro para fazer com que seus neurônios se comuniquem precisa estabelecer conexões entre as sinapses de uma célula para outra, e quando isto ocorre a medida que uma pessoa tem um pensamento bom e repetido, estas distancias entre as sinapses são encurtadas, todavia, quando a pessoa reclama, o cérebro vai buscar outros caminhos, tornando pensamento e a capacidade de resposta mais lenta, diminuindo assim sua capacidade de processamento e resposta cerebral.

Ademais é notável que quando uma pessoa derrama sobre outra uma enxurrada de reclamações, murmurações e negatividade, ela sente não só um peso, mas devido ao desencadeamento de substancias químicas nocivas, está propensa a sentir tristeza e desanimo, sendo afetada negativamente. A exposição a murmuração e reclamação, gera estresse e sabemos que o estresse em demasia, gera infarto, AVC, depressão, doenças psicossomáticas e por fim a morte precoce.

A Bíblia ( Mãe de todos os livros ) nos mostra um incidente que comprova o que acabamos de dizer.

Em Números 11.1-7, um grupo de egípcios que tinham saído com o povo de Israel da escravidão, rumo a terra prometida, reclamou e murmurou por causa do maná que comiam diariamente ao saírem para o deserto. Sentiram saudades das cebolas, alhos, peixes e pepinos que no Egito comiam. Vemos no texto que a murmuração é contagiosa, pois o desanimo dos egípcios reclamões, passou para Israelitas que vieram a chorar e crer que morreriam no deserto sem alimentos ( Num.11:4c).

Por causa da queixa e desanimo, tanto do grupo de egípcios, quanto dos israelitas, Deus se irou e fez descer fogo do céu sobre eles, de tal forma que o fogo queimou no meio deles e destruiu as extremidades do arraial.

O incidente só foi resolvido após a intercessão de Moises ( Num. 11.2).

No mesmo livro, capitulo 13 uma viagem que era para ser de 40 dias, se transformou em 40 anos, devido a reclamação e murmuração do povo. Ficaram 40 dando voltas no deserto. Assim é a pessoa que vive reclamando e murmurando, ela só da voltas, sem conseguir prosseguir na vida ou para seus alvos.

Nesta situação, os lideres que foram escolhidos para liderar suas tribos que murmuraram e não creram na Palavra de Deus, morreram no deserto sem verem a terra prometida, quem entrou na terra, foram seus filhos.

Sendo assim, tome cuidado porque a reclamação e murmuração traz a morte de sonhos, projetos, desanimo, afasta a mão de Deus ( porque Deus não recompensa quem não crê e  só reclama – Heb. 3.15; 4.1-2; 11.6) desvia o homem do seu proposito de vida e por fim, traz a morte precoce ( Heb. 3.17-19 ).

Concluindo, se quiser ser mais inteligente e viver mais tempo na terra, com aumento do favor de Deus, afaste a murmuração e a reclamação da sua boca. Seja grato pelo que tem e não viva ansioso pelo que não tem.

 

Pr. Carlos Eduardo R. de Brito

Igreja Ministério Fides do Brasil

Oferta:

Pix: 43.264.955/0001-69

 

 

 


sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CRESCIMENTO E MUDANÇA DE MENTALIDADE

 

Durante as fases da vida passamos por vários estágios de mentalidade. Veja por exemplo como uma criança pensa e age: é egoísta, só pensa em si, não compartilha, é ingrata. Por mais que seus Pais façam, elas não sabem agradecer. A mudança de mentalidade ocorre em todas as fases. Um adolescente pensa diferente de um adulto e muitas vezes passa por crises de conceitos entre gerações e se rebela não porque é um rebelde, mas porque está em crise por não saber que caminho seguir ao certo.

Um adulto é alguém que já cometeu muitos erros, desacertos estes os quais chama de experiência.

Um idoso é alguém que tem muito a nos ensinar. Valorize-os e passe mais tempo com Eles.

E por que falo isto? Porque muitas pessoas aceitam a Cristo e se acomodam, querem viver muitas vezes com a mesma mente e costumes que tinha antes de se converter. Leem muito pouco a Bíblia e outros livros, não lê nenhum. Não fazem cursos, não investem em suas vidas, não se exercitam e mantem os mesmos hábitos alimentares daqueles que não conhecem a Deus, trocam muitas vezes as cervejadas de quando estavam no mundo, pela glutonaria. Se contentam em andar com patos ou galinhas ( que só ciscam para trás ), ao invés de andarem com Águias. Não mudam as amizades e contatos tóxicos e muitos menos são influencia positiva na vida delas.

Não investem em seus casamentos, vida profissional, saúde, comunhão com Deus. São pessoas que até oram e jejuam, mas tem casamentos, saúde e vida profissional mediana, derrotada.

Sendo assim, ao analisarmos as Escrituras, vemos que o povo de Israel estava sempre em crescimento. Primeiro foram escravos, depois pessoas livres e de um povo que não tinha território, logo após através da ação conquistaram sua terra e seu País pela luta e pela ação, segundo a direção de Deus.

Ao vermos tudo isto, vemos que Deus não nos chamou para ficarmos parados, aliás tudo que fica parado ou não frutifica está doente ou morre.

Dai pergunta-se: qual área da sua vida esta morrendo ou está infrutífera? Será o casamento? Finanças? Saúde? Ministério?

Detecte a área que está morrendo e invista tempo em oração, leitura de Bíblia, faça cursos e leia livros. Não fique prostrado, parado, pois quem não produz é arrancado da videira. Todo aquele que produz frutos, Deus o limpa, lapida, ( se lasca ) ou seja, Deus arranca lascas para formar um diamante, mas o que não produz é arrancado e lançado fora (  João 15 ).

Deus não te chamou para ser um peso, na vida das pessoas, mas para ser benção e produtivo, para servir com Excelência, mas só se produz com conhecimento e direção de Deus.

Sendo assim, Leia, Leia e Leia. Decida crescer 1% todos os dias.


Pr. Carlos Eduardo R. de Brito

Ofertas:

                IGREJA MINISTÉRIO FIDES DO BRASIL

PIX:    43.264.955/0001-69


O QUE É SER UMA IGREJA AMOROSA OU AMAR NA BÍBLIA?

  Fui questionado, sobre o que é ser uma Igreja que ama, e sendo assim, gosto sempre de escrever sobre o que sou questionado ou sobre experi...