quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

POSSO FAZER CARIDADE OU AJUDAR PESSOAS COM O DIZIMO?

                    Posso fazer caridade e ajudar pessoas com o meu dizimo? bom como somos cristãos, o Senhor Jesus deixou tudo o que precisamos, escrito em sua Palavra. Ele mesmo disse: “João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

Sendo assim, vejamos o que diz a sua palavra em Mal. 3.10: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las” e em Prov. 11.24 diz: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza”.

Logo, para responder a pergunta do titulo a Bíblia diz que os dízimos devem ser tragos a casa do Senhor, com que finalidade? Para que haja mantimento na casa do Senhor. Todos nós sabemos e o próprio Deus sabia que sua Obra na terra tem custos, sendo assim, o dizimo é do Senhor, não é nosso. Não devemos entregar querendo destinar para onde o valor vai, pois é de Deus. Nossa parte é entregar, a destinação é direcionada por Deus para o propósito da sua Obra.

Assim, não podemos fazer caridade, doação, compra de cestas, pagar contas com o dizimo, pois é do Senhor como vemos em Mal. 3.8: “Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.” E aqui ofertas no original é “theruma”, ou seja, oferta de primícias. Note que um homem pode roubar a Deus quando não entrega o dizimo, mas também quando não é primiciante.

Certa vez, precisei fazer uma faixa para a Igreja, e naquele mês, eu falei comigo mesmo, vou comprar a faixa com o dizimo e assim fiz, e este foi o mês de maior escassez e o dinheiro não deu para fazer quase nada. Desse modo, aprendi que de fato, não posso fazer favores, “graça”, com dinheiro que não é meu. É muito fácil comprar presentes para outras pessoas com algo que não vai me custar ou que não é meu. É como se eu quisesse dar um carro de presente com o dinheiro do vizinho. Logo, aprendemos que o dizimo deve ser trago a casa do Senhor, ou a Igreja para mantimento de sua Obra.

A primícias devem ser entregues na vida do líder ou do sacerdote, independentemente se você estiver sendo discipulado ou não, é o que diz Ezequiel 44.29: “O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas”. A oferta de primícias é uma oferta de Honra a Deus, através da entrega do primeiro ao sacerdote. Quem honra o sacerdote, ou autoridades, está honrando a Deus, quem não Honra, está desonrando o próprio Deus. Quem já foi fiel um dia, e em outro mês não contribuiu, notou a diferença entre o tempo que foi fiel, e o tempo em que foi infiel.

Sendo assim, com o que podemos fazer caridade ou ajudar ao próximo? É claro que com os 90%. É com aquilo que é nosso. Dizimo e Ofertas de Primícias é para proteção e mantimento. Oferta alçada ou tsedaká ( ajuda a necessitados ) é feita para ajudar ao próximo e para que Deus prospere e multiplique o que é nosso.

Concluindo, dizimo e oferta de primícias, não é para caridade ou ajuda ao próximo, mas para mantimento e sustento da Obra e daqueles que estão a frente, os sacerdotes e autoridades que Deus constituiu sobre o rebanho.

Para ajudarmos ao próximo, devemos ajudar com o que é nosso dos 90% que ficam conosco, para que possamos viver a abundancia, prosperidade e multiplicação de Deus em nossas vidas espirituais e financeiras. Não tem como prosperar ou querer dar passos a frente, quebrando princípios. Pense nisto!!!



PR. CARLOS

MINISTÉRIO FIDES

DOAÇÕES AO MINISTÉRIO ( PIX CNPJ ): 43.264.955/0001-69

Nenhum comentário:

O QUE É SER UMA IGREJA AMOROSA OU AMAR NA BÍBLIA?

  Fui questionado, sobre o que é ser uma Igreja que ama, e sendo assim, gosto sempre de escrever sobre o que sou questionado ou sobre experi...