terça-feira, 24 de junho de 2025

CRENTES CASQUINHA DE OVO

Paz meus irmãos, eu gosto de escrever sobre tudo o que vivo, ou experiências que tenho, pois uma experiência individual, pode servir como um ensinamento coletivo. Fui questionado sobre o fato de muitas vezes pedir, ou “mandar”, e não dizer, “por favor”, “com licença” e “obrigado”, e sendo assim, consequentemente de ser mau educado.

E sendo assim, achei muito interessante esta questão e penso que ela deve ser analisada à Luz da Palavra de Deus, pois vivemos um tempo em que a nossa sociedade esta fragilizada emocionalmente, e muitos quando se convertem, mesmo conhecendo a Palavra, é assim que elas vem para as Igrejas, frágeis e precisando de atenção. Mesmo tendo o Espírito Santo, se abalam se alguém esquece de dizer no privado ou publicamente, um “obrigado”, “por favor” ou “com licença”. Parece exagero, mas é só olharmos a nossa volta, pois uma palavra mau interpretada ou um elogio não dito, lá estará um crente emburrado, magoado, desmotivado por que não recebeu um obrigado ou por favor, e sendo assim, isto não é Evangelho, é ego ferido.

Vivemos dias, em que muitas igrejas estão maiss influenciadas pelo mundo e a sociedade do que pela doutrina pura da Palavra. Jesus nunca foi mau educado, mas também nunca disse, por favor, obrigado ou com licença, pois isto é fruto da nossa cultura, fragilizada e pueril, nutela, com filhos criados no celular e video game, em que muitos não suportam um confronto que já querem entrar em depressão. E sendo assim, devemos saber que a vida é dura para quem é mole, mas a vida é mole para quem é duro. Hoje vivemos dias em que as pessoas se quebram por qualquer coisa, focam em homens, e se esquecem de quem os chamou, que foi o Senhor Jesus.

Quem não mantém seus olhos em Jesus, se quebra por qualquer coisa,  qualquer dificuldade, luta ou adversidade. A teologia bíblica e a psicologia falam sobre a mesma coisa:  quem serve a Cristo não serve por aplauso, serve por obediência.

Jesus nunca disse “por favor” para ninguém. Nunca pediu “com licença”, mas chamou e pediu com autoridade e é assim: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19). E os homens largaram tudo e seguiram. Ele não agradeceu aos discípulos por cada tarefa feita — porque a honra já era poder caminhar com Ele. Só quem não entendeu isso ainda está esperando um tapinha nas costas. E assim, talvez alguns podem dizer, mas Jesus é Deus, Ele é o Senhor,  mas se esquecem que Jesus veio esvaziado, como Servo do Pai, Ele veio cumprir a Vontade do Pai, como alguém que se esvaziou de si mesmo, assumindo a forma de homem, não julgando por usurpação ser como Deus. E nesta linha assim diz Lucas 17:10 com clareza: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.

No grego, a expressão douloi achreioi (“servos inúteis”) não é para nos rebaixar, mas para nos lembrar: não estamos aqui por status, estamos aqui por missão, com foco no alto, em Jesus que morreu por nós na Cruz. A palavra doulos, também significa escravo.

Paulo entendeu isso. O mesmo homem que foi arrebatado ao terceiro céu e plantou igrejas por onde passou, escreveu: “De boa vontade me gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” (2 Coríntios 12:15)

Ele não servia esperando gratidão, flores ou placas de honra. Servia por consciência. E mais: ele disse que tudo o que fazia, fazia para o Senhor: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para homens...” (Colossenses 3:23-24)

E por que tem tanto crente que ainda vive mendigando reconhecimento?
A psicologia explica: muitos têm um vazio interno, uma identidade emocional não resolvida. Servem, mas esperam validação. Trabalham na obra, mas esperam retorno emocional. Isso é perigoso. Quem busca no homem o que só Deus pode dar vai viver frustrado e não vai parar em lugar nenhum.

Na prática, o que vemos é isso: crente que só serve se for valorizado. Só canta se for chamado no microfone. Só contribui se receber elogio. Só lidera se tiver visibilidade. Isso revela uma fé debilitada, centrada no “eu” e não em Cristo.
E sabe qual o problema? A recompensa dos homens é pequena. Mas a de Deus é eterna. “Grande é o vosso galardão nos céus...” (Mateus 5:12), “Maldito o homem que confia no homem...” (Jeremias 17:5).

O CÉU NÃO ESTÁ APLAUDINDO QUEM BUSCA HOLOFOTE, mas quem serve no secreto. O céu não premia celebridades, mas servos humildes, e sendo assim, é tempo de amadurecer. Não devemos guiar nossa fé ou serviço a Deus pelas palavras de  “por favor” para obedecer ao chamado de Deus. Quando estamos alistados no exército, o comandante não vai dizer por favor, pois eles estão para serem treinados para a Guerra. Sendo assim, como crentes e servos de Deus, também estamos alistados em um exército, não devemos condicionar a nossa Salvação, bem mais preciso a um “muito obrigado” para continuar. Não devemos precisar de um “com licença” para cumprir o chamado, pois se esperamos tudo isto de  homens e Pastores, muitas vezes rotulados como “mau educados” então devemos rever nossa real motivação e para quem estamos prestando o nosso serviço, pois quem serve a Jesus de verdade, sabe que nossa recompensa vem de Deus.

Nós não servimos a Deus por favor, mas quem cresceu na fé sabe que este é nossa encargo e nossa obrigação, como servos inúteis, cumprir o propósito e chamado de Deus. Nossa recompensa não vem de homens, mas de Jesus. Não do finito, mas do trono de Deus.

Logo, não espere, por favor, obrigado, com licença de homens. Nossa Igreja não é uma Igreja de conveniências, de procurar reclinar a cabeça, de ar condicionado, mas de Palavra, objetividade e firmeza no combate, portanto, saiba que você faz parte de um exército. Sirva como uma rocha firme, como quem já foi aceito por Deus e já tem o seu nome escrito no livro da vida, não para homens ver, mas para Deus ver. Se alegre sempre no Senhor Jesus. Você está no caminho certo. A Honra do céu é melhor que a honra da terra. A glória do céu é melhor que o aplauso de homens e sendo assim, que sejamos servos, e que nos calemos. Sirvamos a Deus e avancemos, porque o Senhor Jesus vê o que homens não veem. Dele vem a nossa recompensa. Sirva e avance. E Ele não falha.

Nenhum comentário:

O QUE É SER UMA IGREJA AMOROSA OU AMAR NA BÍBLIA?

  Fui questionado, sobre o que é ser uma Igreja que ama, e sendo assim, gosto sempre de escrever sobre o que sou questionado ou sobre experi...